Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Médico aposentado se voluntaria para acompanhar equipe do PSF em visitas domiciliares no bairro Cambury
O médico aposentado Leonardo Lorenzon, de 71 anos, iniciou, nesta segunda-feira (14), trabalho voluntário junto à Equipe de Saúde da Família (USF) de Cambury. Com veículo próprio e sem contrapartidas de qualquer espécie, ele acompanha os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) nas visitas domiciliares feitas aos pacientes acamados e produz relatórios de apoio ao Programa Saúde da Família (PSF).
Dr. Leonardo é morador de São Sebastião desde 2008 e trabalhou durante seis anos no PSF dos bairros Barra do Una e Boraceia. Está aposentado há seis anos. Para se candidatar à atividade voluntária, escreveu o projeto intitulado “Sollievo” (Alívio), em que objetiva “ser alívio para os desvalidos, para a equipe do PSF e para a sua missão de médico.”
A motivação para a atuação voluntária, segundo o Dr. Leonardo, veio durante os anos em que trabalhou para o município. Ele conta que sentia uma angústia muito grande porque, devido ao grande volume de atendimentos na USF, sobrava pouco tempo para as visitas domiciliares.
“Temos cerca de 50 acamados e os médicos conseguem visitar por volta de 1/3 dessas pessoas. Por isso, ofertei meu trabalho”, conta Dr. Leonardo. “Hoje (15) foi meu segundo dia e já estou muito bem integrado à equipe, formada por excelentes pessoas e profissionais.”
Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS