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21 de Novembro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

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Prefeitura implanta Call Center e reduz absenteísmo em consultas e exames

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A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Central de Regulação, divisão do Departamento de Planejamento da Secretaria de Saúde (SESAU), implantou, a partir do mês de dezembro, o Call Center da Regulação, com o objetivo de reduzir o número de faltas de pacientes em consultas e exames, tornando o atendimento em saúde mais eficiente. Em apenas três meses, o novo sistema reduziu o absenteísmo de 27% para 20%. A meta é que esse número chegue a 15%.

As informações foram passadas pelos profissionais do Departamento de Planejamento aos enfermeiros da Atenção Básica, durante reunião mensal do setor, realizada na última sexta-feira (25) no auditório do Centro de Saúde da Topolândia. Também foram abordadas as melhorias e implementações na rede de saúde, ações previstas para 2022 e atribuições do Departamento, além de sanar dúvidas com relação aos sistemas informatizados da saúde.

A redução do absenteísmo é uma das principais metas do Planejamento em Saúde para 2022. Somente no mês de janeiro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Caraguatatuba, que atende todo o litoral norte, incluindo São Sebastião, registrou 31% de faltas em consultas e 26% em exames.

Entre as ações realizadas, além da implementação do Call Center, estão comunicado impresso no encaminhamento sobre a importância de não faltar ou reagendar com antecedência; e justificativa da ausência para reagendamento.

Também estão previstos para este ano a descentralização da emissão do cartão SUS para as Unidades de Saúde da Família (USFs); curso de atualização sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e o E-SUS para todos os profissionais da Atenção Básica; e a redução do tempo de espera de consultas e exames, nos casos mais graves, por meio de uso de protocolo de acesso e comunicação entre unidades básicas e central de regulação, entre outros.

O Departamento de Planejamento em Saúde tem como atribuições a interlocução da Secretaria de Saúde nos diálogos e reuniões com a Secretaria de Estado, prestadores de serviços de saúde SUS, contratados e conveniados; coordenação do Sistema Municipal de Auditorias – AUDISUS – e o complexo regulador municipal; supervisão e sistematização das informações de saúde do município; articulação com as áreas técnicas na elaboração dos instrumentos de planejamento da saúde e nas prestações de contas; acompanhamento e controle da oferta, demanda e produção dos serviços próprios, conveniados e contratados do Sistema Único de Saúde.

 

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS