Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
22 de Dezembro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Evento promovido pela Prefeitura em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial reúne cerca de 90 pessoas do litoral norte

Evento promovido pela Prefeitura em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial reúne cerca de 90 pessoas do litoral norte

Compartilhe:

Encerrando a programação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, foi realizado nesta terça-feira (24) o INTERCAPS, ação de entretenimento e diversão promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em conjunto com as Prefeituras de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

O evento aconteceu no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, e reuniu cerca de 90 pessoas entre pacientes e técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desses municípios.

Durante todo o dia, foram promovidas atividades como passeio de bote, caminhada, gincana, futebol e futevôlei, desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Esportes (SEESP), da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e com a Fundação de Saúde Pública (FSPSS).

No decorrer do mês, aconteceram outras ações, como exposição dos trabalhos em cerâmica feitos pelos pacientes do CAPS no Agiliza São Sebastião; rodas de conversa com pacientes e familiares visando a conscientização do significado da luta antimanicomial; dia de beleza oferecido aos pacientes com cortes de cabelo e orientações sobre autocuidado; e passeio no viveiro municipal.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos dos cidadãos com sofrimento mental e o combate à ideia de que se deve isolar essas pessoas em internações de longa permanência em hospitais psiquiátricos, mas sim proporcionar tratamentos mais humanizados e comunitários.

São Sebastião oferece atendimento psicológico na Atenção Básica e serviços especializados no CAPS I e Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS-AD).

No CAPS I, uma equipe multiprofissional atende pessoas acometidas por transtornos mentais graves e persistentes. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou centros de especialidades. Informações pelo telefone (12) 3892-3470.

Já CAPS-AD presta atendimento a pessoas que sofrem com distúrbios decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas e desejam tratamento. Fica na Rua Machado de Assis, n.º 1.203, no Canto do Mar, e oferece atendimento a portas abertas, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento. O acolhimento é realizado de segunda a sexta-feira no período da manhã, a partir das 9h30, e a tarde, a partir das 13h30. Informações pelo telefone (12) 3892-5936.

 

 

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS