Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Evento promovido pela Prefeitura em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial reúne cerca de 90 pessoas do litoral norte
Encerrando a programação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, foi realizado nesta terça-feira (24) o INTERCAPS, ação de entretenimento e diversão promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em conjunto com as Prefeituras de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
O evento aconteceu no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, e reuniu cerca de 90 pessoas entre pacientes e técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desses municípios.
Durante todo o dia, foram promovidas atividades como passeio de bote, caminhada, gincana, futebol e futevôlei, desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Esportes (SEESP), da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e com a Fundação de Saúde Pública (FSPSS).
No decorrer do mês, aconteceram outras ações, como exposição dos trabalhos em cerâmica feitos pelos pacientes do CAPS no Agiliza São Sebastião; rodas de conversa com pacientes e familiares visando a conscientização do significado da luta antimanicomial; dia de beleza oferecido aos pacientes com cortes de cabelo e orientações sobre autocuidado; e passeio no viveiro municipal.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos dos cidadãos com sofrimento mental e o combate à ideia de que se deve isolar essas pessoas em internações de longa permanência em hospitais psiquiátricos, mas sim proporcionar tratamentos mais humanizados e comunitários.
São Sebastião oferece atendimento psicológico na Atenção Básica e serviços especializados no CAPS I e Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS-AD).
No CAPS I, uma equipe multiprofissional atende pessoas acometidas por transtornos mentais graves e persistentes. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou centros de especialidades. Informações pelo telefone (12) 3892-3470.
Já CAPS-AD presta atendimento a pessoas que sofrem com distúrbios decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas e desejam tratamento. Fica na Rua Machado de Assis, n.º 1.203, no Canto do Mar, e oferece atendimento a portas abertas, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento. O acolhimento é realizado de segunda a sexta-feira no período da manhã, a partir das 9h30, e a tarde, a partir das 13h30. Informações pelo telefone (12) 3892-5936.
Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS