Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
‘Hora do Mamaço’ acontece na Praça Pôr do Sol em Boiçucanga e na Rua da Praia
Evento integra a campanha ‘Agosto Dourado’ e à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrado de 01 a 07 de agosto. Neste sábado (06), das 14h às 17h, a ‘Hora do Mamaço’ ocorrerá na Casa da Cultura, Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), 308, Centro Histórico e quarta-feira (03), a partir das 13h, na Praça Pôr do Sol, bairro Boiçucanga
O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), em conjunto com o Banco de Leite Humano (BLH) de São Sebastião, realiza o evento ‘Hora do Mamaço’ que tem como objetivo apoiar o aleitamento materno, em qualquer momento e local, inclusive em espaços públicos, livre de preconceitos.
A ‘Hora do Mamaço’, ligado à campanha de incentivo à amamentação ‘Agosto Dourado’ e à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) acontece neste sábado (06), das 14h às 17h, na Casa da Cultura, Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), 308, Centro Histórico e na quarta-feira (03), a partir das 13h, na Praça Pôr do Sol, bairro Boiçucanga.
“Gostaríamos de convidar todas as mães, bebês e familiares para participarem conosco desse momento. Será uma tarde muito especial dedicado a esse momento tão importante que é a amamentação em espaço público, livre de preconceitos’, disse a coordenadora, enfermeira obstetra do CIAMA e responsável técnica pelo BLH, Pollyana Braga.
De 01 a 07 de agosto, anualmente acontece a Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), e desde 2012, nesta semana é comemorada a ‘Hora do Mamaço’.
Mais informações podem ser obtidas nas unidades do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), localizadas na Rua Antônio Pereira da Silva, 280, bairro Topolândia, Região Central, e na Avenida Walkir Vergani, 878, bairro Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião. Telefones (12) 3891-4957 e (12) 3865-8087, respectivamente.
Agosto Dourado
A coordenadora, enfermeira obstetra do CIAMA e responsável técnica pelo BLH, Pollyana Braga, explica que a campanha Agosto Dourado é voltada à luta pelo incentivo à amamentação. “A cor dourada remete ao padrão ouro de qualidade do leite materno, sem sombra de dúvidas a melhor forma de nutrição, afeto e proteção contra as doenças’, afirmou.
Ela conta que de 01 a 07 de agosto, também acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que é considerada como veículo para promoção da amamentação e ocorre em 120 países. “Essa semana existe para sensibilizar, alertar, proteger, promover e apoiar a amamentação, sendo que o tema deste ano é Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”, argumentou a enfermeira.
“A pandemia de Covid-19 reforçou, ainda mais, fatores como a importância da educação de todos sobre como oferecer as melhores condições para as mães que amamentam, os benefícios do leite materno, e os riscos decorrentes de não oferecer essa possibilidade aos lactentes. Além da importância de todos apoiarem a amamentação, não sendo responsabilidade apenas da mãe que amamenta. O mês de agosto é todo dedicado à promoção ao aleitamento materno pela campanha Agosto Dourado que recebe este nome pelo fato de o leite materno ser considerado alimento de ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, concluiu Pollyana.
Fonte: Depcom PMSS