Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
22 de Dezembro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > São Sebastião registra 63 casos de dengue em janeiro; Prefeitura alerta para importância de ações preventivas

São Sebastião registra 63 casos de dengue em janeiro; Prefeitura alerta para importância de ações preventivas

Compartilhe:

‌A Prefeitura de São Sebastião divulgou, nesta quarta-feira (31), por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), que foram confirmados 63 casos de dengue no município. O índice representa um crescimento de 125%, comparado com o mesmo período de 2023. Com isso, o Combate à Endemias, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da SESAU, intensifica as medidas de combate à dengue em todas as regiões do município e alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados.

Desde o inicio do ano, foram notificados 290 casos suspeitos, o resultado é 25% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (232 notificações). Já o número de confirmações, saltou 28 para 63 casos. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), vinculado ao Ministério da Saúde.

Ao longo do ano passado, São Sebastião teve 3.820 casos notificados suspeitos, sendo que 2.993 foram descartados e 815 positivados. Não houve mortes.

Ações e Prevenção

Para evitar a proliferação da doença e reprodução do mosquito Aedes aegypti no município, especialmente neste momento de chuvas e altas temperaturas, a SESAU vem realizando ações periódicas que incluem visitas às residências, eliminação de criadouros, aplicação de larvicida e nebulização, e também de um maior monitoramento das áreas mais infestadas por meio de geoprocessamento.

Nesta semana, a equipe de Endemias do município esteve em pontos estratégicos que são monitorados semanalmente, devido aos altos índices de criadouros, entre eles a área da Transpetro, na região central da cidade.

Além disso, a Secretaria de Saúde alerta que a prevenção é a melhor forma de evitar a contaminação pelo mosquito da dengue, que pode gerar complicações graves, podendo evoluir para o óbito do paciente. “As medidas preventivas envolvem cuidados com o nosso quintal e também com o dos vizinhos, além do uso de repelentes, uma das principais armas individuais de combate à doença”, apontou a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri.

Confira alguns cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

· Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;

· Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;

· Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva;

· Cubra as caixas d'água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;

· Mantenha tampados tonéis e barris de água;

· Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

· Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;

· Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

· Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

· Não deixe água acumulada sobre a laje.

Fonte: Felipe Raizer | PMSS