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21 de Novembro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

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A Fundação de Saúde Pública de São Sebastião foi criada no ano de 2013, por meio da Lei Complementar Municipal nº 168/2013 com o objetivo inicial de organizar o gerenciamento e a prestação de serviços de saúde em âmbito de atenção básica, sempre com vistas às políticas ditadas pelo Ministério da Saúde.

Trata-se de uma fundação pública de Direito Privado, sem fins lucrativos, com autonomia institucional, administrativa, financeira e patrimonial, integrante da Administração Indireta do Município de São Sebastião/SP. É regida por seu Estatuto e pela legislação que lhe for aplicável e administrada pela Diretoria Executiva, Conselho Curador e Conselho Fiscal. Sua sede é na cidade de São Sebastião/SP, podendo constituir escritórios de representação em qualquer parte do território nacional. Com o crescimento exponencial da Entidade, foram somados aos serviços prestados unidades da Atenção Especializada, Saúde Bucal e Hospital Costa-Sul.

Tem como MISSÃO, a promoção do bem-estar e saúde por meio da Gestão, do cuidado, da responsabilidade, com excelência.

Sua VISÃO é ser modelo na prestação de serviços de saúde, como agente transformador das políticas públicas por meio da gestão, gerência e educação.

Seus VALORES são regrados pela ética, responsabilidade individual, social e ambiental, transparência, qualidade, amor, comprometimento e efetividade. Mantendo equipe permanente de profissionais de saúde aprovados em concurso público.

 

Organograma

 

Diretorias

  • Atenção Básica

É competente pela administração e gerenciamento da Atenção Básica no Município, primeiro nível de atenção em saúde, desde o cuidado com o cidadão até a educação permanente de seus colaboradores.

A diretoria cuida das UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs – Unidade de Saúde da Família (Posto de Saúde).

A Unidade de Saúde da Família (Posto de Saúde) é composta por um médico clínico geral, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um dentista, um auxiliar de dentista, agentes comunitários de saúde, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e auxiliar administrativo. Realiza seus atendimentos com consultas agendadas antecipadamente.

Tem como proposta cuidar da prevenção e melhorar a qualidade de vida, não só do indivíduo, mas sim da família toda, atuando sobre as causas das doenças, ou seja, no modo de vida das pessoas e do contexto social de sua comunidade.

Para isso, são realizados grupos para exposição de assuntos e tira dúvidas. Os grupos podem ser compostos por crianças, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos e outros. As UBSs são Unidades Básicas de Saúde com médicos especialistas que atendem problemas específicos de saúde da população com consultas agendadas antecipadamente e encaminhadas pelas USFs.

A Diretoria, no desenvolvimento de seus trabalhos, volta-se à população restrita dentro de territórios definidos, seguindo orientações do Ministério da Saúde e atua através de linhas de cuidado, ofertando consultas médicas, e de enfermagem, grupos de educação em saúde e diversas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Além destas linhas de cuidado, a Diretoria gerencia, orienta e prepara as equipes para o atendimento de demandas espontâneas através do acolhimento dos pacientes, com escuta qualificada, buscando o entendimento das necessidades dos usuários e realizando o correto encaminhamento dentro dos serviços de saúde disponíveis, até o esgotamento dos cuidados em âmbito básico de saúde.

  •  Atenção Especializada

A Diretoria promove o gerenciamento de um conjunto de ações práticas, conhecimentos e serviços de saúde realizados em ambiente ambulatorial, que englobam a utilização de equipamentos médico-hospitalares e profissionais especializados para a produção do cuidado em média e alta complexidade. Administra também os serviços especializados em saúde, oferecendo à população acesso qualificado e em tempo oportuno, mesmo diante de eventuais insuficiências de profissionais capacitados e a demanda excessiva pelas ações especializadas. Estão sob a gerência da Diretoria de Atenção Especializada, o Centros de Apoio Psicossocial (I e AD), Centro de Reabilitação da Topolândia, Centro de Reabilitação de Boiçucanga, Centro de Saúde, Centro Municipal de Infectologia (Cemin), Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama).

  • Hospital Costa-Sul

A diretoria de Urgência e emergência responsável pelo Hospital Costa- Sul tem como atribuição representar os interesses da Entidade dentro das unidades hospitalares, fazendo a intermediação e interlocução entre as unidades de atendimento básico e especializado e hospitalar, para resolutividade de problemas com maior efetividade, incluindo, nesta o serviço móvel de urgência (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – SAMU.

  • Saúde Bucal

Possui atribuições definidas em lei e no Estatuto, dentre outras, executar medidas que visem a melhoria dos índices epidemiológicos de saúde bucal e ampliação do acesso da população às ações a elas relacionadas, em termos de promoção, prevenção e atividades curativas; programar e dirigir a execução de medidas que visem melhorar as condições de saúde bucal da população; avaliar os padrões de qualidade e o impacto das ações de saúde bucal desenvolvidas; capacitar, formar e educar permanentemente os profissionais de saúde bucal, por intermédio de articulação entre as instituições de ensino superior e as do serviço do SUS; atuar de forma integrada com demais áreas/órgãos buscando a garantia de execução das ações de saúde bucal escolar, básica, de média e alta complexidade; Estão sob sua gerencia o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Consultório de Prótese, as Unidades de Saúde Bucal (dentro das Unidades de Saúde da Família).

Serviços ofertados:

-Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;

-Periodontia especializada;

-Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;

-Endodontia;

-Atendimento a portadores de necessidades especiais;

-Odontopediatria.

  • Diretorias executivas: Financeira e Administrativa.

A Diretoria Administrativa e Financeira trata, tanto de assuntos como gestão de recursos humanos, contratos, políticas e processos administrativos, quanto o planejamento, organização, auditoria, contabilidade e controle das finanças. Cabe a ela também, na área administrativa, liderar o planejamento organizacional (de forma ampla), supervisão de pessoal e o planejamento, organização e implementação de sistemas administrativos. É, também, à esta Diretoria que estão subordinados os setores de Licitação/Compras da Fundação, de Patrimônio da Fundação, de Almoxarifado, de Manutenção (sentido patrimonial) e o de Tecnologia da Informação. Na área financeira, destaca-se o planejamento financeiro estratégico e operacional, cujos relatórios contribuem para o processo de tomada de decisão da Diretoria Executiva e Conselho Curador. É a Diretoria competente pela administração dos fundos financeiros e do patrimônio da Fundação, pela produção do relatório anual de atividades e do plano de trabalho; supervisão e controle das receitas, despesas e aplicações financeiras; contabilidade, em sentido geral; prestação anual de contas e do balanço geral da Entidade; confecção da proposta orçamentária, escrituração contábil e fiscal.

  • Presidência

Suas atribuições constam nas Leis que regem esta Entidade e no seu Estatuto e, dentre outras, estão as de: orientar, dirigir e supervisionar as atividades da Fundação; cumprir e fazer cumprir o Estatuto, os regimentos e regulamentos internos, assim como as normas em vigor na Fundação e as resoluções do Conselho de Curador, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva; convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva; manter contatos e desenvolver ações junto a entidades públicas e privadas para obtenção de recursos, doações, empréstimos e estabelecimento de acordos e convênios que beneficiem a Fundação; admitir, promover, transferir e dispensar empregados da Fundação, bem como designar os dirigentes de seus órgãos; representar a Fundação em juízo ou fora dele, podendo delegar esta atribuição, em casos específicos, e constituir mandatários e/ou procuradores; propor a criação ou extinção de setores, serviços, seções ou comissões ao Conselho Curador.

Cronologia da presidência:

  • Nome: Carlos Eduardo Antunes Craveiro

Vigência: 12/2017 a Atual

  • Nome: Adilson Ferreira de Moraes

Vigência: 01/2017 a 12/2017

  • Nome: Antônio Carlos Nisoli Pereira da Silva

Vigência: 07/2014 a 12/2016.

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