Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
22 de Novembro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Janeiro Roxo: Prefeitura promove palestras em unidades de saúde sobre combate e prevenção à Hanseníase

Janeiro Roxo: Prefeitura promove palestras em unidades de saúde sobre combate e prevenção à Hanseníase

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião está realizando diversas ações em alusão à Campanha Mundial de Combate à Hanseníase, conhecida como 'Janeiro Roxo', em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

Dentro da programação da campanha, a USF de Boracéia, na Costa Sul do município, realizou na última semana, uma palestra com o tema “Hanseníase: discutindo o conceito e a sintomatologia” para pacientes da unidade. Também participaram unidades da Enseada, Morro do Abrigo, Itatinga, Boiçucanga, Maresias, Barequeçaba, Pontal da Cruz, entre outras.

De acordo com a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), durante todo o mês de janeiro, serão promovidas palestras e roda de conversa para pacientes e profissionais da saúde, com o objetivo de informar sobre sintomas, esclarecer dúvidas, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença.

O que é a Hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A doença pode ser transmitida através de gotículas que saem do nariz ou saliva da pessoa infectada. Apesar de afetar principalmente a pele, a doença também pode atacar outros órgãos como olhos e nervos. Os casos mais graves da doença aparecem quando o diagnóstico não é oportuno e o tratamento não é iniciado imediatamente.

Hanseníase tem cura?

Sim, a hanseníase tem cura. Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

 

 

 

 

Fonte: Leonice Lopes | PMSS