Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Outubro Rosa: Prefeitura realiza caminhada de conscientização ao câncer de mama em Boiçucanga
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de São Sebastião promoveu, nesta quarta-feira (30), uma caminhada pelas ruas do bairro Boiçucanga, na Costa Sul do município, em alusão a campanha Outubro Rosa.
Em seguida, foi realizada na Praça da Alegria uma demonstração de yoga, além de uma apresentação com os idosos atendidos pela Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade (FACULTI).
Na atividade, ainda foi ministrada uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o tema “Saúde da Mulher: Prevenção ao Câncer de Mama”, com a enfermeira do Posto de Saúde da Família (PSF) de Boiçucanga I, Débora Ferreira Rocha de Carvalho, que explicou e tirou dúvidas relacionadas à doença.
“A informação é fundamental para as pessoas se cuidarem e poder entender as causas da doença e saber que tem cura, que existem chances de sobreviver, pois há um tratamento, e que ele é gratuito. Mas antes de acontecer, existem os procedimentos de diagnóstico precoce que devem ser feitos. Então, a informação também gera cuidado com a saúde”, explicou a enfermeira, Débora Ferreira.
Para a atendida da FACULTI, Geni Souza dos Santos, a ação foi de suma importância para o seu entendimento sobre á doença. “Eu cheguei aqui com tantas dúvidas, aprendi tanta coisa relacionada ao câncer de mama; estou até mesmo surpresa com os altos índices da doença. Então, avaliando tudo, foi muito bom, e a campanha é muito importante para nos cuidarmos mais, como a palestrante disse, esse cuidado deve ser feito de janeiro a janeiro”, afirmou ela.
O evento também contou uma apresentação dos alunos da escola municipal, Professor Antônio Luiz Monteiro com a fanfarra FANAL, além da presença de representantes da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).
*Com supervisão de Cesar Rodrigues
Fonte: Leonice Lopes* | PMSS