Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura de São Sebastião aplica testes rápidos para detecção de Hepatites B e C, Sífilis e HIV em ação na Topolândia
Encerrando as ações da campanha Julho Amarelo, que tem por finalidade reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, a Prefeitura de São Sebastião realizou, nesta sexta-feira (28), a aplicação de testes rápidos para detecção de Hepatites B e C, Sífilis e HIV, no bairro Topolândia.
A ação ocorreu na Praça da Bíblia, das 9h às 12h, e resultou na realização de 204 testes rápidos, dos quais dois positivaram para Sífilis e um para HIV. Os participantes que apresentaram testes positivos passarão por consulta com médico infectologista no Centro Municipal de Infectologia (CEMIN).
No local, também houve distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, folders e jornais informativos.
Nesta segunda-feira (24), ação realizada no estacionamento do Supermercado Dia, no bairro Canto do Mar, detectou dois casos de Sífilis e um de Hepatites B. Foram aplicados 75 testes.
Na sexta-feira (21), a mesma ação ocorreu no estacionamento da Farmácia Ponte, na região central, e resultou em três casos positivos para Sífilis e um para Hepatite C, dentre os 60 testes realizados.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, explica que ações como essas são importantes por estimular a população a realizar testes rápidos e ampliar o diagnóstico precoce de doenças.
A campanha Julho Amarelo é realizada pelo Departamento de Políticas Públicas da Secretaria de Saúde (SESAU) em parceria com a Fundação de Saúde Pública (FSPSS).
Fonte: Janaína Maria de Castro I Pm