Profissionais do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) participaram de uma palestra junto à Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), que acaba de ser implantada no local pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS).

A palestra contou com a presença de representantes da Sociedade Brasileira de Terapia Nutricional, Enteral  e Parenteral (Braspen).

A equipe foi estabelecida por meio da Portaria n. 0030/2024, da FSPSS, que dispõe sobre a nomeação da mesma no HCSS e em unidades gerenciadas pela mantenedora. De acordo com o documento, a EMTN é um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional médico, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista habilitados e com treinamento específico para a prática da terapia nutricional.

A nutricionista clínica Niara Almeida, do HCSS, falou sobre a importância da implantação desta nova equipe. “Com este projeto, vamos aprimorar ainda mais o tratamento nutricional do paciente. O objetivo maior é prevenir e tratar a desnutrição intra-hospitalar com foco na qualidade da assistência nutricional”, informou.

De acordo com a médica e primeira secretária da Braspen, Liane Matos, o objetivo da instituição é abranger todo país com capacitação e auxílio para a implantação destas equipes. “Sabemos que o primeiro item mais importante da prescrição médica é a dieta. Pacientes desnutridos correm maiores riscos e geram um maior custo para a internação. Quero parabenizar a toda equipe do HCSS, que vem se empenhando neste trabalho, que tem muito a crescer. Tivemos seis encontros com a equipe e estamos muito satisfeitos com a evolução do grupo”, afirma.

Segundo o coordenador da UTI do hospital, o médico Felix Plastino, um dos principais problemas que agravam a situação clínica do paciente é a subnutrição. “Com a estruturação desta equipe multidisciplinar, que mantem o diagnóstico precoce do comprometimento nutricional do paciente, certamente evitaremos este problema, que prolonga o tempo de internação, com maior necessidade de antibióticos e dificulta ainda mais a recuperação”, explicou.

O diretor administrativo do HCSS, Juliano Barreto, parabenizou a todos da equipe. “Este é um trabalho lindo, e vê-lo tomar este formato que agrega ainda mais, é digno do reconhecimento de toda instituição. Parabéns a todos”, afirmou

Composição de membros

1º – Felix Reinaldo Plastino – médico intensivista – coordenador da UTI

2º – Niara Garcia de Moura Almeida – nutricionista

3º – Márcia Aparecida Santana de Matos – enfermeira

4º – Alessandra Sousa da Silva Sato – farmacêutica