Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura intensifica ações de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer bucal
Em adesão ao Julho Verde, equipes de odontologia reforçarão orientações e avaliações das lesões orais nas unidades de saúde
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), adere à campanha Julho Verde, voltada à conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, do qual as lesões orais fazem parte.
Durante o mês, as equipes de odontologia do município reforçarão as orientações sobre os fatores de risco e a necessidade de um diagnóstico precoce de lesões que acometem regiões e órgãos como tireoide, cavidade bucal, garganta, laringe, faringe, paratireoide e região sinonasal, assim como as avaliações das lesões orais dos pacientes, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs).
Com o slogan “Autocuidado é Sobreviver”, a campanha reforça a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer bucal. “As lesões malignas em cavidade oral ocorrem, em sua maioria, na região da língua e dos lábios, sendo possível ao próprio paciente as identificar, com o auxílio de um espelho e uma boa iluminação”, diz o diretor de Saúde Bucal do município, Daniel Capitani.
Ele explica que os principais sinais e sintomas do câncer bucal são feridas na boca que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas e/ou avermelhadas – principalmente nos lábios e na língua, dificuldade ou dor para mastigar e engolir, aftas e mau hálito frequentes. “Importante ressaltar que esses sintomas não são exclusivos do câncer bucal e podem estar associados a outros problemas odontológicos. Por isso, caso o paciente apresente algum desses sinais, deve marcar uma consulta com o dentista da sua USF para avaliação.”
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é o 5º mais prevalente entre os homens e o 12º entre as mulheres e cerca de 15 mil novos casos devem ser diagnosticados apenas este ano. O tabagismo é o principal fator desencadeante do câncer bucal, junto ao etilismo, algumas infecções virais e problemas odontológicos, além da exposição excessiva ao sol sem a devida proteção.
Fonte: Janaína Maria de Castro / Depcom PMSS