Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
22 de Novembro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Prefeitura mantém queda no número de reclamações registradas pela Ouvidoria da Saúde

Prefeitura mantém queda no número de reclamações registradas pela Ouvidoria da Saúde

Compartilhe:

Indicador coloca São Sebastião em primeiro lugar no Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios, no quesito acesso à saúde

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), manteve, em 2021, a redução no número de reclamações recebidas pela Ouvidoria da Saúde, em queda desde 2018. No ano passado, foram registradas 279 reclamações, redução de 44,97% em relação a 2017, quando as queixas referentes à Atenção Básica somavam 507.

Em 2018, foram registradas 478 reclamações; em 2019, este número caiu para 412; e em 2020, a queda foi ainda maior: a Ouvidoria atendeu a 230 reclamações, o que representa redução de 54,65% em relação a 2017. O afastamento de dois médicos em 2021 influenciou no aumento das queixas que, ainda assim, ficaram abaixo de 300, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia.

Com a melhorias no atendimento à população e eficiência da Ouvidoria, a nota dos indicadores de São Sebastião subiu de 2,2 para 6,7 na avaliação do Ministério da Saúde, atingindo o primeiro lugar no Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios, no quesito acesso à saúde.

Entre as ações adotadas pelo município que impactaram positivamente no atendimento à população, com consequente redução no número de reclamações e crescimento no registro de elogios, estão:

– ampliação dos Recursos Humanos (RH) com a convocação de aprovados em concurso;

– capacitação e treinamento dos novos recepcionistas;

– reforma das Unidades de Saúde da Família (USFs);

– informatização e implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC);

– aquisição de novos equipamentos médicos.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Saúde é um canal direto de comunicação entre a população e a Secretaria da Saúde. Tem como objetivo ouvir a opinião dos usuários sobre os serviços prestados, recebendo e encaminhando reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões, detectando pontos que devem ser melhorados, com vistas ao aprimoramento dos serviços prestados.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio do telefone gratuito 0800-770-0029, do e-mail ouvidoria.saude@saosebastiao.sp.gov.br ou correspondência (carta) para a Secretaria da Saúde, endereço: R. Prefeito Mansueto Pieroti, n.º 391, 1º Andar, Centro, CEP 11600-000, São Sebastião, SP.

 

#PraTodosVerem: arte publicitária sobre a queda no número de Ouvidorias na Atenção Básica entre 2017 e 2021. Fim da descrição.

 

 

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS