Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura realiza 15.ª Jornada da Saúde neste final de semana; ainda há vagas para atendimento em diversas especialidades
A 15.ª Jornada da Saúde, promovida pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com a Faculdade de Medicina de Santo Amaro (FMSA), tem a estimativa de atender cerca de 2.500 pacientes, ofertando atendimento médico, realização de exames e atividades de educação em saúde.
O evento será nesta sexta-feira (21) e sábado (22), das 8h às 18h, e no domingo (23), das 8h às 16h, no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, à Rua Antonio Pereira da Silva, n.º 280, na Topolândia, e no prédio ao lado, sede do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I).
Até o momento, foram agendamos 1.546 pacientes, entre os que já se encontravam nas filas de espera da Central de Regulação e os que entraram em contato solicitando atendimento.
Ainda restam 946 vagas nas seguintes especialidades: dermatologia, mastologia, ginecologia, pneumologia, cardiologia, vascular, neurologia, pediatria, infectologia, urologia, geriatria, psicologia e psiquiatria.
Os agendamentos devem ser feitos exclusivamente por meio do Whatsapp (12) 3891-3438. Nos dias do evento, não haverá atendimento de demanda espontânea, apenas de pessoas agendadas.
As consultas serão realizadas por estudantes dos anos finais de medicina supervisionados por médicos clínicos gerais e especialistas. Cerca de 50 médicos e profissionais da Saúde de nível superior, e 200 alunos dos anos finais de medicina, participarão do evento.
Na Jornada da Saúde também serão oferecidos os seguintes exames: eletrocardiograma, ultrassonografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), mapeamento de pintas, exame de Papanicolau e colocação de Dispositivo Intrauterino (DIU).
Estão previstos, ainda, quiosques com atividades de educação em saúde, como palestras, oficinas e distribuição de panfletos, relacionados aos temas prevenção ao câncer de pele, ISTs, combate à obesidade, hipertensão e diabetes, entre outros.
A ideia, segundo o secretário de Saúde Reinaldo Moreira, é que seja um evento de democratização da saúde, reduzindo as filas de espera por meio da oferta de atendimento em saúde, em clínica geral e especializada, e de exames. “Além de reforçar o aprendizado clínico dos estudantes, o evento irá contribuir para a melhoria na condição de saúde da população”, diz.
Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS