Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura tem novos indicadores relacionados à Atenção Primária à Saúde
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Diretoria de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), tem sete novos indicadores referentes à Atenção Primária à Saúde (APS), relativos ao Programa Previne Brasil, do Governo federal. Os indicadores são voltados ao pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
A fim de cumpri-los, as Unidades de Saúde da Família (USFs) buscarão intensificar o atendimento às gestantes, que devem realizar, segundo os novos indicadores, pelo menos seis consultas pré-natal, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; fazer exames para sífilis e HIV; e passar por atendimento odontológico.
Também serão avaliados, de acordo com o programa, a proporção de mulheres com coleta de citopatológico na USF; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na USF contra Difeteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite Inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
O Programa Previne Brasil considera quatro componentes para repasse de verbas federais aos municípios: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas.
Os novos indicadores são relativos ao componente pagamento por desempenho e têm como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe.
Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS