Para dar apoio psicológico aos profissionais de saúde do Hospital das Clínicas de São Sebastião (HCSS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e aos pacientes oncológicos e outros, o HCSS oferece acupuntura, técnica que estimula diversas regiões do corpo, e sessões terapêuticas.

Segundo a diretora do Hospital, Denise Passarelli, esse trabalho vem sendo realizado para os profissionais do hospital e da UPA desde março de 2017. “Percebemos que o colaborador se sente acolhido, mais disposto e diminui o stress, que já é inato ao trabalho do profissional de saúde. Então com os resultados positivos já alcançados, implantamos também no SAMU” disse.

Os atendimentos são realizados pela psicóloga do Hospital, especialista em medicina tradicional chinesa, Dra. Elisabeth Alves dos Santos. De acordo com ela, a acupuntura, a auricoluterapia e o atendimento terapêutico, que envolve a conversa, ajudam de forma efetiva o trabalho do hospital como um todo. “Esse tratamento que aplico organiza o bem-estar do funcionário e evita futuras dores e lesões fazendo com que as faltas ou ausências diminuam”, explicou.

Ainda segundo a Dra. Elizabeth, o primeiro foco é o cuidado, trabalhar com as dores físicas. “Temos esse cuidado com os funcionários, mas com os pacientes também, conforme solicitação médica. Exceto com os pacientes oncológicos, que atendo toda semana para ajudar a diminuir as ânsias e outros efeitos colaterais causados pela medicação”.

Para a enfermeira Thatyana Lima o tratamento de acupuntura foi fundamental para aliviar suas dores na coluna. “Tenho escoliose, que trato de outras formas, mas às vezes sinto dor e a Dra. Elizabeth em uma sessão consegue tirar a minha dor. Sem contar que também ajuda o lado emocional, é um tratamento fundamental”, contou.

Maria Helena Barbosa, enfermeira responsável do setor de quimioterapia, tinha muitas enxaquecas, mas desde que começou a realizar o tratamento terapêutico sua qualidade de vida aumentou. “Acabo inalando muitos compostos quimioterápicos que causa dores de cabeças e com a ajuda da psicóloga as enxaquecas diminuíram bastante”, disse. Maria Helena também contou que os pacientes oncológicos relatam que sentem melhores com o suporte psicológico. “Temos uma média de 30 pacientes oncológicos e a Dra. atende um por um. Eles relatam pra mim que se sentem melhores e consigo ver a diferença, eles ficam realmente bem menos deprimidos”.

O tratamento também ajuda a controlar a ansiedade e a emagrecer. Ana Paula Ivo, do setor de higienização, perdeu 4 kg em três semanas de tratamento. “Meu estresse diminuiu, assim como minhas dores de cabeça, na coluna e no estômago. Sou outra pessoa. Meu estado de humor é outro, e tenho conseguido controlar minha ansiedade e perder peso. Esse trabalho é realmente maravilhoso, faz a gente trabalha com mais vontade”, finalizou.