Em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizará o evento ‘Cidadania em Movimento’ na Aldeia Indígena Rio Silveiras na sexta-feira (29).

O evento será das 10h às 15h, com o objetivo de fomentar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida dos moradores do local, por meio da oferta de serviços gratuitos de documentação, saúde, beleza e lazer.

A SESAU colabora com a atividades voltadas a orientações e testes rápidos referentes à IST/AIDS, teste de sífilis, emissão do cartão SUS, teste de glicemia, vacinação e orientações das equipes de controle de endemias.

O evento também contará com os serviços do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA Móvel) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para tratamento dos animais da aldeia.

A Universidade Uninove estará presente à ação, por meio do Departamento de Saúde, com realização de aferição de pressão arterial, orientação sobre nutrição e fisioterapia.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, o evento tem como foco proporcionar as cerca de 500 pessoas que vivem na aldeia serviços de agendamento e regularização de documentação, assistência jurídica e saúde para o povo Guarani Mbya e Tupi Guarani, da Terra Indígena do Rio Silveira.

No local, a população poderá contar com serviços de solicitação de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, triagem para RG, emissão de 1ª e 2ª via do CPF, carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais, atendimento do Procon, Junta Militar, Defensoria Pública, entre outros.

Além disso, também serão oferecidos exames de aferição de pressão arterial, vacinação, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, atendimento para os pets da aldeia, doação de roupas e exibição do curta metragem – Benzô, que retrata a história do benzimento.

Além da parceria com a Prefeitura de São Sebastião, a ação também conta com o suporte do Tribunal Regional Federal, Defensoria Pública Federal, Defensoria Pública Estadual, Prefeitura de Bertioga, Funai, Universidade Nove de Julho, dentre outros.

A Aldeia fica localizada na Avenida Tupi Guarani, na altura do km 183 da Rodovia Dr. Manoel Hippolyto do Rego(SP-55).