DIRETORIA EXECUTIVA

Postado dia 03/01/2019

Diretoria Executiva

 

A Diretoria Executiva da Fundação é órgão de direção geral e de administração colegiada, responsável pela gestão técnica, patrimonial, financeira, administrativa e operacional da Entidade.

É constituída pelos Diretores das seguintes pastas:

 

Presidência;

Vice Presidência;

Administrativa;

Financeira;

Urgência e Emergência;

Atenção Básica;

Atenção Especializada; e

Saúde Bucal.

 

Os membros da Diretoria Executiva são nomeados e exonerados do Chefe do Poder Executivo e precisam possuir habilitação técnica, comprovada por curso de nível universitário ou por efetivo exercício, em prazo mínimo de dois anos, de cargo ou função em área de gestão pública.

Os membros dos Conselhos Curador e Fiscal não podem ocupar cargos da Diretoria Executiva, nem o contrário.

A Diretoria Executiva possui atribuições estabelecidas nas Leis Complementares Municipais, nºs 168/2013 e 225/2017 e em seu Estatuto:

 

  • Diretoria Presidência

É composta pelo Diretor Presidente, cargo, hoje ocupado pelo psicólogo, sr. Carlos Eduardo Antunes Craveiro.

Suas atribuições constam nas Leis que regem esta Entidade e no seu Estatuto e, dentre outras, estão as de: orientar, dirigir e supervisionar as atividades da Fundação; cumprir e fazer cumprir o Estatuto, os regimentos e regulamentos internos, assim como as normas em vigor na Fundação e as resoluções do Conselho de Curador, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva; convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva; manter contatos e desenvolver ações junto a entidades públicas e privadas para obtenção de recursos, doações, empréstimos e estabelecimento de acordos e convênios que beneficiem a Fundação; admitir, promover, transferir e dispensar empregados da Fundação, bem como designar os dirigentes de seus órgãos; representar a Fundação em juízo ou fora dele, podendo delegar esta atribuição, em casos específicos, e constituir mandatários e/ou procuradores; propor a criação ou extinção de setores, serviços, seções ou comissões ao Conselho Curador.

 

  • Diretoria Vice Presidência

É composta pelo Diretor Vice Presidente, cargo, hoje ocupado pelo odontólogo, sr. Domingos José Ramos Mello Filho.

Dentre outras atribuições legais e estatutárias, está a de substituir o Diretor Presidente no caso de ausência deste.

 

  • Diretoria Financeira

É composta pela Diretora Financeira, cargo, hoje ocupado pela contadora, sra. Solange do Nascimento Ferreira Arruda.

A Diretoria Financeira trata, tanto de assuntos como gestão de recursos humanos, contratos, políticas e processos administrativos, quanto o planejamento, organização, auditoria, contabilidade e controle das finanças.

Na área financeira, destaca-se o planejamento financeiro estratégico e operacional, cujos relatórios contribuem para o processo de tomada de decisão da Diretoria Executiva e Conselho Curador.

É a Diretoria competente pela administração dos fundos financeiros e do patrimônio da Fundação, pela produção do relatório anual de atividades e do plano de trabalho; supervisão e controle das receitas, despesas e aplicações financeiras; contabilidade, em sentido geral; prestação anual de contas e do balanço geral da Entidade; confecção da proposta orçamentária, escrituração contábil e fiscal.

 

  • Diretoria Administrativa

É composta pelo Diretor Administrativo, cargo, hoje ocupado pelo sr. Willians Alves Sant´Ana.

Cabe a área administrativa, liderar o planejamento organizacional (de forma ampla), supervisão de pessoal e o planejamento, organização e implementação de sistemas administrativos.

É, também, à esta Diretoria que estão subordinados os setores de Licitação/Compras da Fundação, de Patrimônio da Fundação, de Almoxarifado, de Manutenção (sentido patrimonial) e o de Tecnologia da Informação.

 

  • Diretoria de Urgência e Emergência

Tem como atribuição representar as unidades hospitalares junto à Secretaria Municipal de Saúde, demais órgãos governamentais e onde se fizer necessário; propor a criação ou extinção de setores, serviços ou seções, além das Comissões Permanentes e Temporárias no âmbito hospitalar; planejar, dirigir, e coordenar as atividades realizadas no âmbito hospitalar; dirigir as atividades técnicas no âmbito hospitalar; cuidar da manutenção dos equipamentos e dos estoques de materiais; coordenar as ações de desenvolvimento de pessoas e de educação permanente dos profissionais e das equipes responsáveis pelas ações e serviços de sua responsabilidade; executar outras atividades inerentes à sua área de atuação ou que venham a ser delegadas pela Diretoria Executiva ou pelo Conselho Curador. Participar das reuniões, deliberações e decisões da Diretoria Executiva; supervisionar as atividades da área e das unidades da estrutura organizacional da Fundação que lhe forem atribuídas; promover a organização do plano geral de trabalho, a elaboração da proposta orçamentária anual e a composição do quadro de pessoal das áreas sob sua supervisão, submetendo-os à decisão da Diretoria Executiva, para aprovação do Conselho de Curadores; planejar e executar ações que busquem a humanização do atendimento em urgência/emergência de forma ágil e oportuna garantindo acolhimento com classificação de risco; fomentar, coordenar e executar projetos de atendimento as necessidades em saúde, de caráter urgente e transitório; responsabilizar-se pela garantia de transporte de pacientes acometidos por agravos de urgência/emergência; coletar, compilar e atualizar dados, indicadores e estatísticas dos serviços realizados; coordenar e acompanhar os serviços de urgência/emergência na Atenção Primária. Serviço de Atendimento Móvel em Urgência – SAMU e Unidade de pronto Atendimento – UPA/OS e estabelecer mecanismos que garanta acesso a demanda espontânea; executar outros encargos que lhes forem atribuídos pelo Diretor-Presidente.

  • Diretoria de Atenção Básica

É composta pela Diretora de Atenção Básica, cargo atualmente ocupado pela Bióloga, sra. Denise dos Santos Passarelli.

É competente pela administração e gerenciamento da Atenção Básica no Município, primeiro nível de atenção em saúde, desde o cuidado com o cidadão até a educação permanente de seus colaboradores.

Em São Sebastião, este trabalho é realizado pelas Equipes de Saúde da Família, distribuídas em vinte e duas (22) Unidades de Saúde da Família, espalhadas por toda extensão do município, desde a Costa Norte (Bairro do Canto do Mar) até a Costa Sul (Bairro de Boracéia).

A Diretoria, no desenvolvimento de seus trabalhos, volta-se à população restrita dentro de territórios definidos, seguindo orientações do Ministério da Saúde e atua através de linhas de cuidado, ofertando consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, grupos de educação em saúde e diversas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Além destas linhas de cuidado, a Diretoria gerencia, orienta e prepara as equipes para o atendimento de demandas espontâneas através do acolhimento dos pacientes, com escuta qualificada, buscando o entendimento das necessidades dos usuários e realizando o correto encaminhamento dentro dos serviços de saúde disponíveis, até o esgotamento dos cuidados em âmbito básico de saúde.

 

  • Diretoria de Atenção Especializada

Esta Diretoria é composta pela Diretora de Atenção Especializada, sendo atualmente nomeada para tal cargo, a enfermeira, sra. Angélica Oliveira Costa.

As atribuições desta Diretoria constam também especificadas e arroladas nas competentes Leis que regram esta Fundação e no Estatuto.

Dentre outras, cabe à esta Diretoria assegurar um padrão de atendimento de saúde à população, por meio do desenvolvimento e integração de ações básicas, de média e alta complexidade, cabendo supervisionar as unidades e serviços especializados; programar e dirigir a execução de medidas e ações especializadas; proporcionar às áreas de planejamento os dados e informações necessários à programação e ao gerenciamento das ações; desenvolver ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e de saúde específicos de sua área de atuação; adequar as normas de funcionamento e de controle da unidade às orientações emanadas dos níveis de coordenação;

Promove o gerenciamento de um conjunto de ações práticas, conhecimentos e serviços de saúde realizados em ambiente ambulatorial, que englobam a utilização de equipamentos médico-hospitalares e profissionais especializados para a produção do cuidado em média e alta complexidade.

Administra também os serviços especializados em saúde, oferecendo à população acesso qualificado e em tempo oportuno, mesmo diante de eventuais insuficiências de profissionais capacitados e a demanda excessiva pelas ações especializadas.

Estão sob a gerência da Diretoria de Atenção Especializada, o Centros de Apoio Psicossocial (I e AD), Centro de Reabilitação da Topolândia, Centro de Reabilitação de Boiçucanga, Centro de Saúde, Centro Municipal de Infectologia (Cemin), Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama).

 

  • Diretoria de Saúde Bucal

Composta pelo Diretor de Saúde Bucal, atualmente, o odontólogo, dr. Daniel Kakimoto de Capitani.

Possui atribuições definidas em lei e no Estatuto, dentre outras, executar medidas que visem a melhoria dos índices epidemiológicos de saúde bucal e ampliação do acesso da população às ações a elas relacionadas, em termos de promoção, prevenção e atividades curativas; programar e dirigir a execução de medidas que visem melhorar as condições de saúde bucal da população; avaliar os padrões de qualidade e o impacto das ações de saúde bucal desenvolvidas; capacitar, formar e educar permanentemente os profissionais de saúde bucal, por intermédio de articulação entre as instituições de ensino superior e as do serviço do SUS; atuar de forma integrada com demais áreas/órgãos buscando a garantia de execução das ações de saúde bucal escolar, básica, de média e alta complexidade;

Estão sob sua gerencia o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Consultório de Prótese, as Unidades de Saúde Bucal (dentro das Unidades de Saúde da Família).