Imprimir Postagem
Fundação de Saúde Pública completa 10 anos e homenageia servidores mais antigos

‌A Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) realiza, nesta sexta-feira (15), a partir das 20h, uma homenagem comemorativa aos seus 10 anos de criação. O evento será no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, e vai entregar placas a 11 servidores que estão no órgão desde a sua criação.

A fundação foi instituída pela Lei Complementar 168/2013, de 22 de outubro de 2013, comemorando 10 anos em 2023. Inicialmente, tinha como principal atribuição gerir os recursos humanos empregados pela rede municipal de saúde.

Em 2017, a fundação passou por uma grande reforma administrativa, promovida pela atual gestão, comandada pelo chefe do Executivo, prefeito Felipe Augusto.

A reforma possibilitou a criação de novas diretorias e assegurou repasse financeiro integral à instituição, dando autonomia para licitar, comprar e contratar, ampliando as atribuições e serviços prestados à população.

Presidida pelo psicólogo Carlos Eduardo Antunes Craveiro e tendo como vice-presidente o odontólogo Domingos José Ramos Mello Filho, a FSPSS é, atualmente, constituída por seis diretorias: Atenção Básica, Atenção Especializada, Saúde Bucal, Urgência e Emergência, Administrativa e Financeira.

As ações e serviços, em sua maioria, são executados em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU), responsável pelo planejamento das atividades, comandada pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira.

Quando surgiu, com poucos funcionários, a Fundação de Saúde ocupava algumas salas da sede da SESAU. Em 2019, ganhou sede própria, localizada na Avenida Dr. Altino Arantes, 284, no Centro Histórico.

Conquistas

Em dez anos, os munícipes acompanharam uma grande transformação da área da Saúde em São Sebastião. Na Atenção Básica, houve a ampliação de 22 para 25 Unidades de Saúde da Família (USFs), com a implantação das unidades de Cambury 2, São Francisco e Paúba.

No momento, estão em andamento a construção das USFs Maresias, Enseada, Canto do Mar II e Olaria (na Topolândia), e passam por reforma as USFs Paúba, Juquehy 1, Juquehy 2 e Boraceia.

Está ocorrendo, também, a construção de uma farmácia municipal junto à Unidade de Saúde da Família (USF) de Barequeçaba, na região central. Com a entrega desta obra, o município alcançará 100% de cobertura farmacêutica em unidades de saúde.

Em breve, o município também contará com uma farmácia que funcionará 24 horas por dia, em frente ao Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), na região central da cidade.

Uma grande preocupação da atual gestão é repor rapidamente os médicos em todas as USFs, mantendo a cobertura médica em 100%.

Todas as unidades da Atenção Básica estão interligadas pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que em breve alcançará toda a rede municipal, incluindo atenção especializada, saúde bucal, farmácias e almoxarifados.

Há dez anos as USFs contavam com cerca de 6 mil usuários cadastrados, com muitas áreas e microáreas descobertas. Hoje, o número supera 94 mil, atingindo 100% de cadastros da população, conforme exigido pelo Ministério da Saúde, ampliando os repasses financeiros do Governo Federal.

Na Atenção Especializada, os destaques nesses dez anos são a criação do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) da Costa Sul, em Boiçucanga, e do Centro Gestacional Harmonia para Vida.

Em breve, serão entregues o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), o Centro de Atendimento ao Autista, unidades Centro e Costa Sul, e a clínica de fisioterapia e educação física Reabilitação da Força e Saúde Articular (REFORÇA).

Fonte: Mara Cirino | PMSS

Comentários