Imprimir Postagem
Mutirão da Saúde da Mulher realiza mais de 40 atendimentos desde o lançamento em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) lançou, o Mutirão da Saúde da Mulher, em janeiro deste ano, com o objetivo de agilizar o atendimento e zerar a fila de espera por cirurgias ginecológicas no município.  

Os procedimentos acontecem no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), onde 41 mulheres foram atendidas, sete já realizam cirurgia e outras 11 estão agendadas para passar por cirurgia ainda em fevereiro. Até o início da campanha, o número de pacientes aguardando por esses procedimentos cirúrgicos era de 50, total que espera ser zerado até abril.

Os atendimentos, realizados por meio do Programa de Cirurgia Ginecológica, abrangem cirurgias pélvicas de histerectomia total ou parcial, em casos de mioma uterino, adenomiose, ou sangramento uterino disfuncional e, ooforectomia, para patologias ovarianas; com exceção de câncer.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou o Programa como garantia de mais segurança e conforto às mulheres que aguardam pelas cirurgias. “Precisamos ajudar a recuperar a autoestima dessas mulheres, e agora a Prefeitura agirá ainda mais rápido para resolver esses problemas de ordem ginecológica”, considerou Felipe Augusto.

Mutirão da Saúde da Mulher

A Secretaria de Saúde registra em média 600 atendimentos mensais, de pacientes que se queixam de problemas ginecológicos. Com o Mutirão da Mulher, os casos passam por análises ainda mais ágeis nas Unidades de Saúde de Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o município.

Após passar por atendimento na atenção básica, as pacientes que forem identificadas com algum problema ginecológico são encaminhadas para realização de exames iniciais e posteriormente direcionadas ao Núcleo Interno de Regulação (NIR), no Hospital de Clínicas, onde passam por triagem em consulta ambulatorial para posterior agendamento de cirurgia, caso necessário.

O programa inclui ainda acompanhamento pós-operatório no Ambulatório de Cirurgia Ginecológica. A mulher interessada pode procurar qualquer unidade básica de saúde de São Sebastião.

 

 

 

 

Fonte: Rafael Rodrigues | PMSS

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Prevenção