Imprimir Postagem
Prefeitura capacita enfermeiros para troca, cuidados e manejos da gastrostomia

Com o treinamento, os profissionais poderão realizar o procedimento no município, evitando deslocamento a hospitais de referência da região

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promoveu o treinamento de cuidados de enfermagem na gastrostomia para os enfermeiros da Atenção Básica e Especializada. A capacitação, ministrada pelo estomoterapeuta Ivan Antunes, aconteceu nesta terça (12) e quarta-feira (13), na Casa da Cultura, e contou com 31 participantes.

O objetivo do treinamento foi capacitar os enfermeiros da rede municipal na troca, cuidados e manejos da gastrostomia, que é um dos métodos para fornecer dieta ao paciente e garantir suporte nutricional adequado. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é inserido no estômago por meio de procedimento cirúrgico e fica acessível através da pele do abdome.

A implantação do dispositivo é feita apenas em hospitais de referência, e os pacientes precisavam se deslocar à unidade de origem para realizar acompanhamento e troca, quando necessário. Com o treinamento, os enfermeiros capacitados realizarão esses cuidados e manejo no próprio município, evitando esse deslocamento.

A gastrostomia pode ser necessária para pessoas acometidas de distúrbio de deglutição de origem muscular ou neurológica, doenças metabólicas, reflexo gastresofágico grave, carências nutricionais, traumas esofágicos como queimaduras causticas, más formações congênitas como atrésia do esôfago, câncer de orofaringe, estenose esofágica primaria ou secundaria, encefalopatias congênitas ou adquiridas e descompressão gástrica.

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom \ PMSS

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Capacitação