Imprimir Postagem
Prefeitura de São Sebastião capacita enfermeiros em prevenção ao ‘pé diabético’

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promoveu, na última sexta-feira (31), uma capacitação em prevenção ao ‘pé diabético’, voltada aos enfermeiros que atuam na Atenção Básica da rede municipal. O evento foi na Casa da Cultura, localizada no Centro Histórico, e reuniu cerca de 30 profissionais.

O diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, explica que o ‘pé diabético’ é uma das mais perigosas e recorrentes complicações de pessoas com diabetes, relacionado ao desenvolvimento de feridas crônicas, infecções e até amputações dos membros inferiores. “Por isso é tão importante qualificar os enfermeiros e aperfeiçoar o atendimento ofertado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município”, diz.

Durante o encontro, a Dra. Vera Capovilla ministrou palestra sobre “Prevenção do pé diabético” e a enfermeira Silvia Campos Teófilo explanou sobre o tema “O papel da Atenção Básica na prevenção do pé diabético: prática de exame dos pés através de instrumentos como monofilamento, diapasão e dopler”.

A enfermeira e coordenadora de Educação Permanente da Fundação de Saúde Pública, Izabelle Gonçalves, explica que a capacitação foi alusiva à campanha Abril Laranja, Mês de Conscientização da Amputação, que tem como objetivo informar à sociedade sobre formas de evitar a perda dos membros.

“Procuramos capacitar os enfermeiros a avaliar sinais de risco em pacientes diabéticos, fazer o exame dos pés e orientar pacientes e familiares quanto aos cuidados com os pés, evitando lesões que possam levar à amputação”, diz Izabelle.

Ela explica que o paciente diabético deve examinar regularmente os pés, usar sapatos adequados, enxugar bem entre os dedos, tomar cuidado com o corte de unhas e não mexer em calosidades sem orientação médica. “Ao perceber qualquer alteração, procure a unidade de saúde de referência”, orienta.

Fonte: Janaína Maria de Castro I PMSS

Comentários