Imprimir Postagem
Prefeitura de São Sebastião entrega USF Juquehy 1 totalmente reformada

A Unidade de Saúde da Família (USF) Juquehy 1, localizada na rua Benedito Isidoro de Moraes, 175, foi reinaugurada nesta segunda-feira (8), após passar por reforma total do prédio. A unidade sofreu muitos prejuízos provocados pelas fortes chuvas de fevereiro e foi recuperada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Saúde (SESAU) e Obras (SEO).

Participaram da cerimônia de entrega da obra e do descerramento da placa inaugural o prefeito Felipe Augusto; o secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldinho Moreira; o presidente da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Carlos Craveiro; o diretor de Atenção Básica da FSPSS, Paulo Henrique Ribeiro Santana; o vereador Daniel Soares; secretários, servidores municipais e a comunidade.

Também participou da cerimônia e fez uso da palavra o clínico geral Léo Jardim Alves de Souza, que trabalhou na unidade por 35 anos e se aposentou em dezembro de 2022.

Ele se emocionou ao contar que, durante todo esse tempo, foi muito bem acolhido pela população. “Não sei se fui eu que curei as pessoas ou se as pessoas que me curaram”, disse.

Na sequência, Reinaldinho destacou a diferença da USF Juquehy 1 quando assumiram a gestão e agora, e a entrega do novo Centro de Saúde do bairro, que ocorrerá nos próximos meses.

“Não somente Juquehy foi transformado, mas todos os bairros. Estamos construindo unidades de saúde na Enseada, Canto do Mar, Paúba e Maresias, entre tantas outras obras, na Saúde e em todas as áreas. É inegável e a população reconhece o quanto São Sebastião já avançou, mas ainda temos muita oportunidade para melhorar”, disse.

Felipe Augusto destacou a organização que esta gestão está promovendo na cidade como um todo. “Hoje 100% das unidades de saúde estão reformadas, requalificadas, com equipamentos modernos, ar condicionado, oferecendo conforto aos servidores e à comunidade. Estamos iniciando este oitavo ano de governo com inauguração, e serão muitas este ano, e deixaremos muitas obras em andamento”, disse.

O prefeito disse que há obras ocorrendo em todos os bairros e que a gestão tem que induzir o crescimento do município, especialmente para áreas mais seguras.

“A partir do momento que pavimentamos, fazemos a drenagem e oferecemos uma infraestrutura adequada, os investimentos acontecem, negócios são gerados, aumenta renda, receita, emprego”, explicou.

A auxiliar de enfermagem Berenice Sofia dos Santos trabalha na USF Juquehy 1 desde 2001 e contou que receber a unidade reformada foi muito emocionante e gratificante. “Estou muito feliz com a unidade nova, ficou linda, agradeço à gestão pelas melhorias”.

A moradora de Juquehy e usuária da USF, Daniela Kihara, disse que a reforma era esperada há muito tempo. “Vemos muitas melhorias no atendimento, na estrutura, tudo muito bom, e agradeço a esta gestão”.

Reforma

Entre as melhorias realizadas na USF Juquehy 1 estão troca do telhado antigo por telhas metálicas galvanizadas; melhorias na fachada, com construção de muro, fechamento em gradil e portões novos; troca do piso para vinílico; colocação de forro de gesso em todo o teto e porta de vidro na entrada; troca das janelas; além de pintura geral do prédio e aquisição de mobiliário.

A unidade também passará a contar com dois clínicos gerais e receberá os atendimentos do Programa ‘Saúde na Hora’, com o agendamento de pacientes em horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h.

Fonte: Janaína Maria de Castro I PMSS

Comentários