Imprimir Postagem
Prefeitura de São Sebastião promove palestras para familiares de pessoas autistas e profissionais de Saúde

Com o objetivo de levar um melhor acolhimento aos familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde ( SESAU) e Fundação de Saúde (FSPSS), realiza na quarta-feira (31), uma palestra sobre o TEA, das 9h às 10h30, no Teatro Municipal. O evento é aberto para toda a população e a entrada é gratuita.

Todos os funcionários da rede básica de saúde (médicos, enfermeiros, recepcionistas, auxiliares de limpeza, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliar / técnico de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, nutricionistas e fisioterapeutas) também participam de palestras sobre o tema.

No dia 23 de fevereiro, a palestra ocorre no bairro de Maresias, na Pousada Tambayba, localizada na Costa Sul do município, a partir das 14h. A intenção é descentralizar os eventos e dar a oportunidade para toda a população participar do encontro.

Considerando os dados municipais do ESUS de São Sebastião, constatou-se que atualmente a cidade tem 1.964 pessoas que apresentam alguma deficiência cadastrados no Sistema de Saúde, e de acordo com os últimos estudos (2022) nos Estados Unidos da américa a estimativa é de que uma em cada 36 crianças estão dentro do espectro autista.

No processo para tornar o município mais inclusivo, a Prefeitura de São Sebastião segue promovendo essas ações que possibilitam o desenvolvimento de atividades que garantem a qualidade de vida dos autistas, a inclusão e oferta de oportunidades para toda a população se conscientizar sobre o tema.

Além disso, ficou evidente a necessidade de adaptação aos atendimentos de saúde para essas pessoas com Transtorno do Espectro do Autista. Por isso, a capacitação e treinamento das equipes de atenção primária à saúde estão sendo a porta de entrada para viabilizar uma capacitação sobre o autismo para os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde para que melhor atendam familiares e pacientes com autismo de São Sebastião.

Com o recebimento da emenda parlamentar nº 2022.015.35064 do deputado federal Bruno Ganem, que direciona ofertas de palestras aos profissionais de saúde da rede básica e aos familiares de pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista, a gestão municipal trabalha com as propostas de implantação de políticas públicas e serviços voltados aos portadores do TEA.

O objetivo das palestras é sensibilizar a sociedade e os profissionais de saúde do município a ter um olhar acolhedor ao prestar atendimento aos pacientes portadores do espectro autista e que utilizam os serviços da rede básica de saúde.

As capacitações vêm de encontro com as propostas de implantação de políticas públicas e serviços que serão implantados no município voltados ao portador do Transtorno do Espectro Autista.

Serviço:

Palestra sobre Transtorno do Espectro do Autista (TEA)

Dia: 31 de janeiro (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: Teatro Municipal

Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 2 - Centro

Fonte: Rafael César | PMSS

Comentários