Imprimir Postagem
Prefeitura e SAMU oferecem treinamento gratuito de primeiros socorros no CIAMA Topolândia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) realizou um treinamento de primeiros socorros, com ênfase em técnicas de desengasgo, na manhã desta segunda-feira (17), no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), no bairro Topolândia, região central do município.

A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, reuniu mães e pais de lactentes (recém-nascido até completar dois anos de idade), gestantes, casais grávidos, profissionais da saúde e comunidade em geral.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro do SAMU e responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência, Hamilton Bertulino Santos, que ensinou de forma teórica e prática, técnicas e manobras para reconhecer e saber o que fazer em situações de asfixia; desengasgo – conhecida como ‘Manobra de Heimlich’; parada respiratória e cardiorrespiratória em bebês recém-nascidos e crianças de até dois anos de idade.

A mãe da Milena, de 2 anos, Claudineia Arão dos Santos, contou sobre a experiência. “Foi superimportante, pois eu não conhecia a técnica, e pela minha bebê ser especial, ela sempre tem engasgos e convulsões. Quando ela tem convulsão eu não sei o que fazer, e já aconteceu dela ir parar na emergência por conta disso, o treinamento vai ser de extrema utilidade caso eu precise novamente”, disse.

O curso também será realizado no CIAMA da Costa Sul, em Boiçucanga, nesta terça-feira (18), às 9h. Para participar, basta comparecer no dia e horário indicado.

Serviço
Treinamento de Primeiros Socorros – CIAMA Costa Sul
Data: 18 de fevereiro (terça-feira)
Horário: às 9h
Local: Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA)
Endereço: Rua Tropicanga, 22, em Boiçucanga
Informações: (12) 3865-3877

 

 

 

 

Fonte: Leonice Lopes | PMSS

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Prevenção