Imprimir Postagem
Prefeitura e SAMU realizam treinamento de primeiros socorros no CIAMA Topolândia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou um treinamento de primeiros socorros, com ênfase em técnicas de desengasgo, na manhã desta quarta-feira (11/12), no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), no bairro Topolândia, região central do município.

A ação reuniu aproximadamente 20 pessoas, entre mães e pais de lactentes - criança após os primeiros 28 dias de vida (recém-nascido) até completar dois anos de idade – gestantes, monitoras de creche e profissionais da saúde.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro do SAMU e responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência, Hamilton Bertulino Santos, que ensinou de forma teórica e prática, técnicas e manobras para reconhecer e saber o que fazer em situações de asfixia; desengasgo - conhecida como ‘Manobra de Heimlich’; parada respiratória e cardiorrespiratória em bebês recém-nascidos e crianças de até dois anos de idade.

“O treinamento foi muito importante, vou levar o aprendizado de hoje para a vida toda. Ontem mesmo, por exemplo, passei por um susto, a minha bebê de apenas um mês, teve refluxo e nós não sabíamos como agir por conta do desespero que bate. Hoje com o treinamento, eu entendi a importância das técnicas que devem ser utilizadas em um momento de emergência, como o engasgo de um bebê”, contou a participante, Marta Talita de Oliveira Soares.

 

 

*Com supervisão de Cesar Rodrigues

Fonte: Leonice Lopes* | PMSS

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Capacitação