Imprimir Postagem
Prefeitura entrega 286 equipamentos de tecnologia assistiva a pessoas com deficiência neste ano

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Saúde (SESAU), Assuntos Jurídicos (SAJUR), Administração (SECAD), Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), através de convênio firmado com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), entregou nesta terça-feira (12), 25 equipamentos de tecnologia assistiva (TA), tais como, cadeira de rodas e banho, órteses, próteses, ‘parapodium’ (mesa e cadeira adaptadas), adequações posturais e auxiliares que irão atender pessoas com deficiência (PcD) em todo o município pelo Programa de Tecnologia Assistiva da SEPEDI.

As entregas ocorreram no Centro de Reabilitação do bairro Topolândia. Em junho deste ano, foram entregues seis cadeiras de rodas motorizadas, 71 cadeiras de rodas convencionais, 35 cadeiras de banho, 23 órteses, 30 próteses, 29 ‘parapodium’, 26 andadores, 29 muletas, nove palmilhas e três bengalas. No total, 286 equipamentos de tecnologia assistiva foram entregues. A fila de espera de mais de 10 anos foi zerada.

“Os investimentos não param em São Sebastião. O programa municipal de Tecnologia Assistiva tem como objetivo facilitar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou o prefeito Felipe Augusto.

“A administração pública municipal prioriza o atendimento integral à saúde do munícipe. A entrega desses equipamentos é mais uma conquista na qualidade de vida e inclusão de pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida. Assim, oferecemos um serviço otimizado e de excelência ao cidadão sebastianense”, disse o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira.

“As políticas públicas implementadas pelo governo municipal visam à inclusão social e garantia de direitos de pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade. Parabéns à equipe da SEPEDI e ao governo municipal por mais este excelente projeto”, argumentou Ricardo dos Santos, secretário da SEPEDI.

Mais informações na sede da SEPEDI, à Rua Vereador Mário Olegário Leite, 121, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone WhatsApp (12) 3892-4890, ou e-mail: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br.

Programa de Tecnologia Assistiva

O Programa de Tecnologia Assistiva da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) da Prefeitura de São Sebastião ocorre desde 2018. Segundo a secretaria, em 2018, 46 equipamentos foram entregues; em 2019, 95; em 2020, 137; em 2022, na pós-pandemia de Covid-19, 55; e em 2023, 286 equipamentos de tecnologia assistiva que beneficiaram cerca de 400 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

AACD

A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em ortopedia e reabilitação. A instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.

Atualmente, a AACD possui nove unidades espalhadas pelo Brasil que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Em São Paulo, capital paulista, o hospital ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade.

A instituição mantém ainda cinco oficianas ortopédicas, consideradas referência nacional na fabricação de órteses, próteses, adaptações para cadeiras de rodas e demais produtos ortopédicos.

Fonte: Luana Camargo \ PMSS

Comentários