Imprimir Postagem
Prefeitura realiza atendimento domiciliar a puérperas do município

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), manteve os atendimentos dedicados as gestantes do município durante a pandemia mundial do novo coronavírus (COVID-19), nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Os atendimentos de rotina, como o pré-natal e exames, foram mantidos nas unidades, seguindo os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, com a utilização de máscaras pelos profissionais e grávidas.

As altas da maternidade estão sendo feitas 24h após o nascimento do bebê, como medida de segurança, ao invés das 72h, como era feita anteriormente a pandemia.

Com a alta precoce, os testes de pezinho estão sendo coletados a domicílio, procedimento este que era realizado ainda no hospital durante a internação.  Estas visitas são feitas por enfermeiros, que utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para evitar contaminação do vírus para a mãe e bebê.

Teste do Pezinho

O teste do pezinho consiste em um exame gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos do Brasil, sendo considerado muito importante para identificar, logo nos primeiros dias do bebê, se ele tem determinadas doenças genéticas.

Com o exame é possível diagnosticar doenças precocemente e iniciar o tratamento o mais rápido possível, diminuindo as chances de que a criança tenha problemas de saúde mais graves causados por essas patologias.

 

Fonte: Leonice Lopes* | PMSS

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Projetos