Prefeitura realiza ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e ao câncer de pele

Prefeitura realiza ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e ao câncer de pele

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), está promovendo, até o dia 28 de dezembro, ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISFs) e ao câncer de pele, em alusão às campanhas nacionais Dezembro Vermelho e Laranja, respectivamente.

Até o momento, diversas atividades de prevenções, como palestras, rodas de conversa, orientações em sala de espera e caminhada de conscientização, além de aplicação de testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, foram realizadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF's) do município.

Nos próximos dias, devem ocorrer mais ações como essas nas USF's de Juquehy I e II, Itatinga I, Canto do Mar, Boiçucanga I, Cambury I e II, Varadouro, Centro, São Francisco e Olaria.

 

Campanhas

A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei Federal nº 13.504/2017 e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. O objetivo maior é promover ao longo do último mês do ano ações de prevenção, além de prestar assistência e proteção aos direitos dessas pessoas.

Já o Dezembro Laranja foi criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que ocorre desde 1999. O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil, contando com mais de 180 mil diagnósticos todos os anos. Médicos alertam que, quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chances de cura.

 

Com supervisão de Janaína Maria de Castro*

Fonte: Luiz Felipe Raizer | Depcom | PMSS